domingo, 22 de maio de 2011

Como surgiu a Maquiagem

Hoje vamos falar um pouco de maquiagem. Em um mundo que praticamente nenhuma mulher fica sem maquiagem, este é um ramo muito vasto e lucrativo, e além de tudo que levanta a auto estima de qualquer um (a) , e é acessível para todos e todas.
A maquiagem,tão comum nos dias de hoje, teve a sua origem no Egito antigo, por volta do ano 4mil antes de Cristo. Homens, mulheres e crianças utilizavam o "kohl" (carvão misturado com óleo vegetal ou gordura animal) na área dos olhos, uma espécie de precursor do delineador. Mais tarde, os romanos aderiram á prática. Eram bem excêntricos, abusando dos corantes para deixar os lábios em evidencia. São considerados os "criadores" do rímel, pois gostavam de esfregar cortiça queimada nos cílios para escurecer os olhos.
Na Idade Média, o controle da Igreja Católica inibiu o desenvolvimento da maquiagem durante centenas de anos. O hábito de pintar o rosto voltou a ganhar força a partir do início do século XX, quando as mulheres começaram a entrar no mercado de trabalho e a destinar parte do dinheiro ganho com produtos para beleza pessoal. Utensílios como Blush, pó de arroz, batom, cílios postiços e lápis preto, entre outros, se desenvolveram e arrebataram o sexo feminino de todas as partes do mundo.
Cada década é marcado por uma tendencia. Nos anos 1960, a maquiagem ganha brilho e os olhos são ressaltados com sombras metalizadas. Os anos atuais trazem uma mulher com disposição a uma variedade de produtos de maquiagem que, além de garantir um belo visual, não descuida da saúde da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário